Hoje Avental, Amanhã Luva

Couverture du livre « Hoje Avental, Amanhã Luva » de Machado De Assis aux éditions Culturea
  • Editeur : Culturea

"Hoje Avental, Amanhã Luva" é um conto de Joaquim Maria Machado de Assis, um dos maiores escritores da literatura brasileira. Publicado originalmente na coletânea "Contos Fluminenses" em 1870, o conto revela a perspicacia de Machado de Assis em retratar a sociedade carioca do século XIX, abordando temas como a ambição, a ascensão social e a hipocrisia.

O conto "Hoje Avental, Amanhã Luva" tem como pano de fundo o Rio de Janeiro do século XIX, uma sociedade marcada por fortes divisões sociais e pela busca incessante de status e reconhecimento. A narrativa gira em torno de duas personagens principais: Mariana, uma jovem humilde que trabalha como costureira (usando avental), e Jorge, um homem de origem modesta que ascende socialmente (passando a usar luva).

Mariana é uma jovem trabalhadora e honesta que sonha com uma vida melhor. Ela trabalha arduamente como costureira para sustentar a si mesma e sua mãe doente. Mariana é apaixonada por Jorge, um rapaz também de origem humilde, mas que ambiciona subir na vida. Jorge, consciente de suas origens, decide investir em sua educação e nos contatos sociais para alcançar uma posição mais elevada na sociedade.