Passionné(e) de lecture ? Inscrivez-vous gratuitement ou connectez-vous pour rejoindre la communauté et bénéficier de toutes les fonctionnalités du site !  

Cartas Chilenas

Couverture du livre « Cartas Chilenas » de Tomaz Antonio Gonzaga aux éditions Culturea
  • Date de parution :
  • Editeur : Culturea
  • EAN : 9791043108518
  • Série : (-)
  • Support : Papier
Résumé:

"Cartas Chilenas" é uma coleção de treze poemas escritos em forma de cartas, atribuidas ao pseudônimo Critilo e dirigidas a Doroteu, também um nome ficticio. As cartas são uma critica mordaz à administração corrupta do governador Luis da Cunha Meneses, retratado na obra como Fanfarrão Minésio.... Voir plus

"Cartas Chilenas" é uma coleção de treze poemas escritos em forma de cartas, atribuidas ao pseudônimo Critilo e dirigidas a Doroteu, também um nome ficticio. As cartas são uma critica mordaz à administração corrupta do governador Luis da Cunha Meneses, retratado na obra como Fanfarrão Minésio. Através dessas cartas, Gonzaga expõe os abusos, a corrupção e as injustiças cometidas pelo governador e seus aliados.

A obra foi escrita durante o periodo colonial brasileiro, um tempo de grande exploração econômica e social, especialmente em Minas Gerais, onde a extração de ouro era a principal atividade. As "Cartas Chilenas" surgem como um reflexo do descontentamento dos colonos com a opressão e a corrupção do governo português. Gonzaga, que foi um dos envolvidos na Inconfidência Mineira, movimento que buscava a independência do Brasil, utiliza a satira para expressar as frustrações e as esperanças de seus contemporâneos.

Donner votre avis