Sermões I, II E III : : Maria Rosa Mistica

Couverture du livre « Sermões I, II E III : : Maria Rosa Mistica » de Antonio Vieira aux éditions Culturea
  • Editeur : Culturea

Por ordem de Vossa Ilustrissima li este primeiro tomo das excelências do Rosario,

intitulado Maria Rosa Mistica composto pelo Padre Antônio Vieira, da Companhia de

Jesus, pregador de Sua Majestade, e não achando nele coisa alguma contra a nossa santa

fé ou bons costumes, a censura que... Voir plus

fé ou bons costumes, a censura que lhe dou é que todos - na minha opinião - se poderão

queixar deste livro: os leitores, porque terão tanto que admirar que lhes faltara tempo

para ler, e os escritores, porque terão tanto que observar que não lhes ficara lugar para

escrever. No frontispicio deste livro, diz o autor que o compôs em cumprimento de um

voto feito em grandes perigos da vida. Pouco receava os naufragios do corpo quem com

eles preparava triunfos ao seu engenho; nem ha para que nos lastimemos de tormentas,

que nos trouxeram, com estas excelências do Rosario, uma maré de rosas. Desmente,

pois, esta obra as obras da natureza, porque, sendo cada folha deste livro uma rosa, não

ha em todas estas rosas um espinho. Bem pudera o autor ter escrúpulo de dar aos

entendimentos tanto gosto, mas quero supor que não ignora que a piedade, com que se

ensina, canoniza a elegância com que se escreve. Porém, tão fora estou de o poder

desculpar, que é forçoso que o torne a argüir de dois crimes: da inveja que do seu

talento toda a Europa tem a Portugal, e da desesperação em que mete os oradores de

poder imitar o seu estilo. E ainda assim entendo que é justo que, sem descanso e sem

limite, corra o parto de um engenho que tanto voa.