O Desporto na Lei

Couverture du livre « O Desporto na Lei » de Alexandre Miguel Mestre aux éditions Epagine
  • Nombre de pages : (-)
  • Genre : Droit
  • Thème : Droit

Um guia prático, em linguagem simples e acessível que dá a conhecer as normas que regem o desporto em Portugal e que tem como propósito facilitar a tarefa de quem queira ou necessite saber onde está o desporto na nossa lei e o que daí pode resultar, na prática.

O livro tem uma organização e... Voir plus

O livro tem uma organização e sistematização acessível e útil simultaneamente a juristas e não juristas.

Não existindo ainda em Portugal um "Código do Desporto", torna-se por vezes difícil ou moroso encontrar e relacionar as peças do puzzle que compõe o ordenamento jurídico desportivo estadual, matriz essencial do chamado "Direito do Desporto". Este livro vai ajudar a mitigar tais dificuldade e morosidade.

"Muito mais do que um livro, este é um excelente manual de consulta, numa área que a todos, de uma forma ou outra, toca. Vale a pena tê-lo connosco." Fernando Santos, Treinador de futebol / Selecionador Nacional de Portugal "Esta obra para quem conhece Alexandre Mestre e teve o privilégio de com ele trabalhar em diferentes projetos, sabe bem o quanto sistematizado está o seu pensamento e quanto aprecia a boa ordem e o bom ordenamento das ideias e hierarquia das mesmas. Por isso, ela aqui está como um guia prático, sendo muito mais que isso. Sendo na realidade uma obra que bem precisávamos onde todo o enquadramento legislativo desportivo estivesse compilado e ordenado e se nos apresentasse com lógica e clareza, que era algo que não tínhamos até agora em obra publicada. Assim a hierarquização das normas jurídicas relativas ao Desporto desde a Constituição da República ao Poder Local, dos Agentes Desportivos à Actividade Desportiva e sem esquecer algo muito caro ao Alexandre, da Ética à Resolução de Litígios. Temos agora a vida facilitada com este ordenamento e com este trabalho que o Alexandre Mestre nos publica." José Luís Arnaut, Advogado, Ex- Ministro com a tutela do desporto "A leitura do livro "O Desporto na Lei" é indispensável para quem pretende conhecer em profundidade a regulamentação que rege todo o Desporto português. Ao longo desta obra somos guiados através da história das leis até chegarmos a uma visão atual e compreensiva de todas as relações entre a legislação portuguesa e o desporto nacional. O conhecimento profundo do fenómeno desportivo, tanto nos aspectos teóricos como práticos, a vasta experiência jurídica e política e o saber enciclopédico de Alexandre Mestre fazem com que esta obra seja de leitura obrigatória." Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol Público alvo: é um guia prático para um estudante de Direito do Desporto, um advogado da área, um praticante, um treinador, um dirigente e demais "agentes desportivos" que diariamente dinamizam o setor, como o é para aquele que, simplesmente, olha com curiosidade o enquadramento jurídico do fenómeno desportivo.

Estrutura da obra:

- O desporto na constituição da república portuguesa - Organização pública do desporto - Organização privada do desporto - Agentes desportivos - Atividade desportiva - Ética no desporto - Desporto "com todos e para todos" - Tratamento jurídico-penal do desporto - Resolução de litígios no desporto