A Historiografia Medieval Portuguesa na viragem do Milénio

Couverture du livre « A Historiografia Medieval Portuguesa na viragem do Milénio » de Filipa Medeiros aux éditions Epagine

Este livro tem como objetivo elaborar uma análise bibliométrica da mais recente produção científica universitária portuguesa sobre História Medieval, em particular a produzida entre 2000 e 2010. A partir da aferição de uma completa relação de indicadores bibliométricos de atividade científica aplicados à área disciplinar dos estudos medievais portugueses (produção científica, colaboração, temática, tipologia documental, idioma e dispersão), pretende-se compreender os domínios que a estruturam, campos temáticos de excelência e prever linhas futuras de investigação. Acima de tudo, espera-se que este estudo funcione como um parâmetro válido para traçar um quadro global da historiografia portuguesa produzida nos últimos anos, tendo em vista a construção de objetivos estratégicos que permitam o seu desenvolvimento e consolidação no contexto do atual sistema de investigação científica nacional.