Portugal perante a revolução de Hespanha

Couverture du livre « Portugal perante a revolução de Hespanha » de Antero Tarquinio De Quental aux éditions Culturea
  • Editeur : Culturea

Ha dois mezes que admiramos a revolução de Hespanha: sera tempo talvez de tratarmos

de a entender. O enthusiasmo é bom, porque eleva o espirito; mas a critica é melhor

ainda, porque o esclarece. As revoluções, sem por isso desdenharem a commoção e o

applauso, não pedem ao mundo senão... Voir plus

applauso, não pedem ao mundo senão uma coisa: serem comprehendidas. Dramaticas,

épicas, phantasticas, as revoluções não são todavia nem dramas, nem epopeias, nem

contos de Hoffman: sob as apparencias ardentes e brilhantes da paixão e da poesia são

simplesmente, friamente problemas. O olhar impassivel d'essas esphinges não diz aos

povos-edipos, que as encontram no seu caminho secular, ama-me ou odeia-me: dizem

apenas explica-me. Sómente o abysmo que se abre ao lado, la esta commentando, com a

sua bocca tenebrosa, aquella serena palavra...