Investigacao acerca do entendimento humano

Couverture du livre « Investigacao acerca do entendimento humano » de David Hume aux éditions Culturea
  • Editeur : Culturea

"Investigação Acerca do Entendimento Humano" é uma obra fundamental do filósofo escocês David Hume, publicada em 1748. Este livro é uma versão mais acessivel e revisada de suas ideias apresentadas inicialmente no "Tratado da Natureza Humana". Hume explora a natureza do conhecimento humano, os limites da razão e a relação entre causa e efeito.

A obra é dividida em varias seções que discutem tópicos centrais da epistemologia e da filosofia da mente. Hume argumenta que todo conhecimento deriva da experiência sensorial e faz uma distinção clara entre impressões (experiências sensoriais diretas) e ideias (cópias dessas impressões na mente). Ele desafia a noção de causalidade, propondo que nossas ideias de causa e efeito são baseadas em habitos mentais, não em uma conexão lógica necessaria.